top of page
Ondas Brancas

Urologia

Aos homens é indicado que seja feita uma consulta com o médico a partir dos 50 anos ou aos 45 anos para aqueles que têm antecedente familiar de câncer de próstata ou são da raça negra, para prevenir esse tipo de carcinoma, o mais comum no sexo masculino, que representa cerca de 30% dos casos de câncer nesse público.

Estima-se que, nos últimos anos, tenham sido 65 mil casos por ano, com cerca de 15 mil mortes ao ano.

O que faz o médico urologista?

O médico urologista é o especialista que cuida de doenças relacionadas com o trato urinário tanto de homens quanto de mulheres e também do sistema reprodutor masculino.

Entre suas atividades médicas de formação estão o atendimento em consultório, o diagnóstico de doenças, a realização de cirurgias e de exames preventivos de check-up médico em homens e o acompanhamento de pacientes internados.

De quais doenças cuida o especialista?

Esse especialista médico trata de problemas na próstata, no pênis, nos testículos, na bexiga, nos rins, nos ureteres, na uretra, nas adrenais e nos epidídimos. Ele cuida de diversas doenças tanto em homens como em mulheres, entre as quais podemos citar:

  • infecções;

  • tumores;

  • problemas de infertilidade;

  • realização de transplantes renais;

  • cálculos;

  • fimose;

  • incontinência urinária.

Quando procurar um urologista?

A partir dos 50 anos, todos os homens devem procurar um urologista para realizar um exame de próstata. Ele é simples, indolor e, normalmente, não demora mais do que 10 minutos, portanto, não há necessidade de medo ou receio. Além do mais, esse exame é fundamental para a prevenção ou detecção do câncer de próstata.

Devemos lembrar, ainda, que não são apenas os homens mais velhos que devem buscar atendimento com esse médico. Depois dos 15 anos, é recomendada a consulta com o especialista para a realização de exames periódicos.

Exame urodinâmico: o que é?

O exame urodinâmico, ou avaliação urodinâmica, como também é conhecido, é um exame para verificar o trato urinário inferior. Assim, por meio dele, é possível ver como está a bexiga e se ela exerce adequadamente suas funções – esvaziar-se corretamente e armazenar urina. O equilíbrio desse sistema é fundamental para não causar alterações, como diminuição do jato de urina, retenção de urina, dor ao urinar e incontinência urinária.

O exame pode ser solicitado pelo médico para avaliar o motivo de sintomas urinários do paciente. Ele pode ser indicado pelas seguintes razões:

  • incontinência urinária em homens e mulheres;

  • aumento da próstata;

  • crianças com meningomielocele;

  • quando há lesões neurológicas chamadas de bexiga neurogênica.

Quais são os tratamentos feitos pelo urologista?

A urologia é uma disciplina muito ampla que envolve tratamentos clínicos, ambulatoriais e cirúrgicos. Doenças relacionadas com os rins, o ureter, a bexiga, a uretra, o pênis e os testículos, bem como distúrbios de características sexuais, devem ser abordados por um urologista.

bottom of page